Biografia

ANTONIO SOUZA

Sobre Antonio Souza

Um homem e uma história. Há pessoas que chegam à vida como predestinadas e com um destino “escrito”. São personagens que ocupariam páginas de livros com um enredo único, sem cópia. Em Pernambuco, no Sertão do Araripe, tem um homem assim. Antonio é o seu nome. Sobrenome, Souza.

A vida rendeu-lhe grandes desafios. Barreiras aparentemente intransponíveis. Mas, nem a dor física, nem as perdas familiares o fizeram praguejar e lamentar o tempo. Usou nas digitais uma fé maior. Assinou com elas a marca de alguém que soube enxergar em cada oportunidade a presença de uma herança.

Mas o que fez um homem em meio a tanta tristeza apostar no sorriso? Acreditar na esperança e no futuro? Só uma confiança herdada pelos guerreiros para transformar o amargo em doce. Só a certeza de que a vida é algo muito maior do que os episódios turbulentos.

E foi assim que driblou a pobreza, os problemas familiares e de saúde. Foi com determinação que cresceu, estudou e colocou em prática todo o aprendizado duramente aprendido. Fez das incertezas a varinha mágica que o transformou em um empresário de sucesso, e empreendedor comprometido com o social.

Antonio Souza chegou longe, e alto. É um dos mais inovadores da Tecnologia da Informação. Mas a vaidade do sucesso não o contagiou. Continua a pensar nas milhares de pessoas que estão, como um dia esteve, à espera de um milagre. E assim, tem trabalhado para gerar soluções, oferecer oportunidades e mudar realidades.

Antonio pensa na vida como uma missão. Um homem, uma visão de futuro que Pernambuco precisa conhecer.

As origens no campo:

Nascido em uma família de origem humilde, no Sertão do Ceará, onde numa casa de taipa e de piso de terra batida, vivia Antonio Souza, o pai, a mãe e mais dez irmãos. Com o sustento vindo da agricultura familiar, o garoto cresceu observando os efeitos da seca na terra semiárida, mas sempre com o sentimento esperançoso à espera da chuva.

Como se já não bastasse as dificuldades sociais e econômicas da família, aos três anos Antonio foi acometido por um acidente que causou uma lesão no quadril esquerdo, deixando-o com dificuldade de locomoção. Além disso, a mãe portadora de uma deficiência mental se dividia com suas irmãs nas atividades domésticas, enquanto o pai continuava na peleja do roçado.

Aos oito anos mais uma infelicidade surpreendeu aquele pequeno menino. Em um final de tarde, o seu irmão mais velho acidentalmente disparou uma espingarda, quando fazia a limpeza da mesma, assim atingindo Antonio em sua perna direita. O pai logo montou à cavalo com o seu filho e foi para a beira da estrada à espera de um transporte para o hospital.

Ao chegar ao pronto socorro, logo os médicos trataram do seu ferimento. A sua melhora veio acompanhado de uma boa notícia de que sua lesão no quadril esquerdo também teria um tratamento e assim ele voltaria a andar, porém o procedimento cirúrgico necessário só poderia ser feito no Hospital Geral de Fortaleza. Apesar dos custos, sua família se mobilizou e conseguiu, com a ajuda da equipe médica, garantir sua estadia na capital cearense.

Devido ao grau de complexidade do seu caso, Antonio passou oito meses para o final do tratamento e recuperação. Nesse período, justamente por sua facilidade de comunicação e carisma, ele conquistou várias amizades que os apoiaram nos estudos e arrumaram um emprego como auxiliar doméstico e jardineiro.

Dentro de pouco tempo, o jovem estudante já se destacava como o melhor aluno da turma, vindo a liderar a classe e depois representar a escola no grêmio estudantil municipal de Fortaleza e em seguida na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), desta forma despertando o viés de líder.

Como de costume Antonio Souza foi passar suas férias junto com seus familiares na Serra da Rodagem, município de Araripina, Sertão do Araripe. No entanto, lá a vida o surpreendeu mais uma vez. Ele soube da triste notícia da morte do seu pai, traiçoeiramente assassinado quando trabalhava na lavoura. A partir deste momento, sua história mudou radicalmente, pois ele, junto com seus irmãos mais novos, assumiu a responsabilidade de sustentar a casa, permanecendo em Araripina, local que serviu de berço para o renascimento de Antonio Souza.

As qualidades de um empresário:

Com a coragem de um bom sertanejo, Antonio Souza decidiu buscar novos desafios para além do campo, justamente porque suas limitações físicas o impediam de praticar as atividades da roça. Com sua sagacidade, ele desbravou novos horizontes na realização de cursos profissionalizantes, mas foi com a tecnologia que percebeu sua vocação acreditando que esta seria um poderoso instrumento de transformação de sua vida e da sociedade.

Foi neste ritmo de mudanças que Antonio, no início do ano de 1997, começou a empreender com a inauguração da Maceió Alarmes. Em 2004, sua primeira empresa foi ampliada e se transformou na Ativa System Brasil. A partir daí a empresa foi ganhando algumas licitações públicas, na medida em que Antonio Souza investia em outros empreendimentos.

Hoje, após 21 anos, o Grupo Ferreira Souza concentra cinco empresas com atuação nos segmentos de desenvolvimento de aplicativos de controle e verificação de documentos, certificação de origem e procedência, autoatendimento público e de segurança social, além de projetar, implantar e dar manutenção no monitoramento de segurança dos principais órgãos públicos brasileiros, a exemplo do INSS, Correios, escolas municipais e estaduais.

Atualmente Antonio Souza é um dos mais importantes empreendedores nas áreas de segurança e tecnologia, com participação em feiras, palestras nacionais e internacionais. Revolucionou o setor com novos produtos e aplicações, introduziu a lousa digital e foi pioneiro em monitoramento via digital.

A busca pelo desenvolvimento de novas soluções para a sociedade é o que o diferencia dos demais empresários, transformando-o em um empreendedor social. Outro diferencial é a sua empatia com todos os envolvidos nos projetos, desempenhando uma atividade empresarial mais humanizada, onde oferta oportunidades ímpares para aqueles que almejam um futuro melhor.